Plano de aula: Alimentação saudável
Autor(es):MARIA DA GLÓRIA FERREIRA CELESTINO
Co-autor(es):MÁRCIA CALIARI, MARIA ZILMA, VIRGÍNIA, ANA CLÁUDIA
Modalidade: Educação Infantil
Componente curricular Tema
Matemática Cores e sistema de numeração
Linguagem oral e escrita História com fantoche
Linguagem oral e escrita Alimentos preferidos
Linguagem oral e escrita Entrevista
Ciências naturais Olfato, tato e visão
Ciências naturais Alimentação saudável
Dados da Aula
O aluno poderá aprender com esta aula
- Consumir alimentos saudáveis;
- Conscientizar-se da contribuição do alimento para a promoção da saúde;
- Diferenciar cores e sabores dos alimentos;
- Desenvolver habilidades no uso das tecnologias.
Duração das atividades
7 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento:
Na rodinha conversar com os alunos sobre a história que será trabalhada. Apresentar com fantoche uma história da coleção: No reino das frutas.
Conversar sobre a importância das frutas, legumes e verduras na alimentação para ter uma boa saúde.
2º Momento:
Levar para a sala de aula uma caixa surpresa contendo vários alimentos, frutas e legumes, para que a criança possa descobrir o que é através do tato ou do olfato. Explorar as características de cada alimento: cor, cheiro, tamanho, formato, vitamina, benefício, etc. Em seguida, desenhar dentre as alimentos apresentados, o seu preferido.
3º Momento:
Pedir que os alunos tragam de casa recortes de figuras de alimentos variados: salgados, doces, bebidas, frutas, legumes, verduras, etc.
4º Momento:
Juntamente com os alunos confeccionar um painel, separando os recortes trazidos em:
Alimentos saudáveis X Alimentos não saudáveis
5º Momento:
Trabalhar com recortes de alimentos e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável. Explicar sobre o trabalho do nutricionista e confeccionar um convite para que um nutricionista possa conceder-lhes uma entrevista.
6º Momento:
Elaborar com os alunos as questões que serão feitas ao nutricionista, planejar a entrevista e distribuir tarefas: boas vindas ao entrevistado, quem fará as perguntas, fotografia, filmagem, agradecimentos, etc.
7º Momento:
Entrevistar o nutricionista para obter mais informações e esclarecer dúvidas. Cada aluno neste momento desempenhará sua tarefa conforme planejado com o apoio da professora.
8º Momento:
Utilizar jogos educativos como: da memória, bingo, dentre outros, para complementar o assunto trabalhado.
9º Momento:
Promover o dia do lanche saudável com a hora da fruta, onde cada aluno e profissional da escola trará de casa uma fruta de sua preferência e juntos sentados em uma rodinha, professores, coordenadores, auxiliares e alunos saborearão a fruta num momento descontraído e agradável, colocando em prática os conhecimentos construídos.
Avaliação
Uma semana após concluir a aula, propor aos alunos que façam um relato oral sobre o que mudou em sua alimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário