terça-feira, 22 de novembro de 2011

PLANEJANDO ATIVIDADE COM HIPERTEXTO

 Nome do Projeto: A cigarra e a formiga
Uso: Público – alunos da educação infantil
Resumo: O projeto A CIGARRA E A FORMIGA vem sendo desenvolvido na escola Prefeito Carlito Ferreira, visando a sensibilização dos alunos em relação a solidariedade e a cooperação


Público Alvo:
  • Educação Infantil
Área de Conhecimento:
  • Outros Temas:
Educação Inclusiva;
  • Áreas Curriculares:
Artes; Ciências; Desenho; Geografia; Literatura; Língua Portuguesa; Sociologia;
  • Temas Transversais:
Meio Ambiente; Pluralidade Cultural; Saúde; Ética;
Objetivo:
Desenvolver o gosto pela leitura, levando a um caminho de descobertas e compreensão do mundo.
Através do imaginário, levar o aluno a conhecer outros lugares, outras formas de pensar e agir , influenciando em sua educação ética e moral e em seu comportamento para que tenham atitudes de solidariedade, respeito, cooperação e justiça.
Justificativa:
A Biblioteca é um lugar privilegiado que proporciona ao aluno a oportunidade de ter acesso ao conhecimento através dos livros (e de todo o acervo nela contido).
O projeto Contação de Histórias, visa uma aprendizagem de forma integrada, prazerosa e significativa,para um público alvo cuja faixa etária é de quatro  a seis anos.
Despertar no aluno a sensibilidade, desencadeando todas as emoções que são provocadas através das narrativas com significância e verdade.
Conteúdo:
Durante a narrativa, levantar a discursão com os alunos sobre temas relacionados aos eixos em momentos apropriados.
Através da narração desta história, abordar os eixos previstos no Plano Político Pedagógico (P.P.P.)
Metodologia:


Apresentar a história através de DVD, a princípio, para que o aluno visualize e ouça a narrativa acompanhada de músicas relacionadas.
A seguir, usar o teatro de sombras permitindo que o aluno interaja na recontagem se apropriando da narrativa de acordo com o seu entendimento sobre os temas abordados na história.
Convidar os alunos para participarem da festa com a cigarra e as formigas , colocando músicas para dançarem.
Sugerir à professora que desenvolva atividades relacionadas à narrativa, em sala de aula.
Recursos:
Livro
DVD (filme)‏
Teatro de Sombras – materiais especialmente preparados para este fim.
CD (músicas)‏
Avaliação/ Resultados:
A avaliação será feita pelos professores após as atividades de contação.






Fase 1: RODA DE CONVERSA E RELAXAMENTO COM MÚSICA

Duração: 5 Minuto(s)
Descrição: O OBJETIVO DA RODA DE CONVERSA É A INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM A HISTÓRIA, E A MÚSICA COM INTUITO DO RELAXAMENTO.

Fase 2: CONTAÇÃO DA HISTÓRIA

Duração: 20 Minuto(s)
Descrição: CONTAR A HISTÓRIA.

Fase 3: REGISTRO

Duração: 20 Minuto(s)
Descrição: O REGISTRO É DESENVOLVIDO CONFORME A FAIXA ETÁRIA, PODENDO SER ELABORADO ATRAVÉS DE: DESENHO LIVRE, RECORTE E COLAGEM, RECONTO ETC.

ENCERRAMOS AS ATIVIDADES COM BRINCADEIRAS DIVERSIFICADAS.

O que você achou deste projeto?

Achei muito válido, pois através do imaginário  conseguimos despertar nos alunos  atitudes de solidariedade, respeito, cooperação e justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário