quarta-feira, 16 de novembro de 2011

HIPERTEXTO

    
                                              HIPERTEXTO 
           Eu não conhecia a palavra hipertexto achei muito interessante, e que é um recurso válido para ser utilizado em atividades em sala de aula. O hipertexto ativa a curiosidade dos alunos, geralmente adolescente e a nossa também. Pois, só em um texto nós podemos tirar dúvidas, aprofundar os conhecimentos, em fim ficarmos mais informados. É como se estivéssemos com uma enciclopédia ao nosso lado, só que não precisamos abri-la, é só clicar no link desejado.  O hipertexto é um texto que nos possibilita uma leitura mais ampla do que estamos lendo/ou pesquisando.

 Conceito de Hipertexto: Hipertexto são conjuntos de elementos  ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc. Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas. Meios de escrita O Hipertexto é algo diferente dos meios de escrita convencionais. O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto.  Os hipertextos facilitam muito o acesso de um número significativo de informações. Quando consultamos muitos textos da nossa legislação na internet, por exemplo, podemos ter acesso a muitas outras leis que estejam relacionadas com aquela que estamos consultando.

  
Verificando o que aprendi sobre Hipertexto pude notar que ele pode ser muito útil na produção de textos com o auxílio dos computadores. Ele pode se tornar um valioso instrumento de prazer e busca para o educando.  O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário